Usando o software TRACKER
Para um estudo mais aprofundando de colisão é necessário um estudo de uma colisão " real ", para isso simulamos uma ,utilizando um brinquedo chamado flatball que basicamente é uma bola achatada batendo de frente com um bloco que foi feito com livros pesados para simular uma parede, a partir disso, com o software Tracker calculamos a velocidade de ida e volta, a energia cinética na ida e na volta, demonstrando uma colisão.
*Por motivos de praticidade a colisão a ser mostrada é a Inelástica ou Parcialmente Elástica.
1- Vídeo teste da Simulação da colisão utilizando o Flattball
2 - Tracker
(1-Passo) - Preparação
Colocamos o Centro de massa do Flattball em cada ponto da trajetória para calcular os valores necessários, também, com o papel branco colocamos uma de distância de 0,265m que será nessa parte realizada o nosso estudo.
(2-Passo) - Utilização do Tracker
Com o uso do Tracker é possível notarmos que a trajetória é retilínea, assim sendo, a fórmula S = So + vt, sendo a fórmula Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) utilizada. E obtendo os valores de :
Velocidade (V) = -1,183 m/s
Sinal está negativo porque a trajetória está para esquerda.
Já no sentido para direita:
Com esses dados da velocidade já é possível notarmos que o objeto ( Flatball ) perdeu energia cinética, pois sua velocidade diminuiu.
(3-Passo) - Energia Cinética
Após a colisão o sistema perdeu Energia Cinética tendo uma queda brusca, depois do ocorrido a energia cinética variou, tendo seu pico em 0,21J e por fim 0,11J.
É válido lembrar o princípio da conservação de energia "A energia não pode ser criada nem destruída apenas transformada de uma forma em outra , ou seja, a quantidade de energia total permanece constante".
Dessa forma, a energia que foi "perdida"(o certo é transformada) na colisão, na verdade foi0 transformada ou em calor ou em potencial de deformação .
nao consta projeto com arduino
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