Usando o software TRACKER

     Para um estudo mais aprofundando de colisão é necessário um estudo de uma colisão " real ", para isso simulamos uma ,utilizando um brinquedo chamado flatball que basicamente é uma bola achatada batendo de frente com um bloco que foi feito com livros pesados para simular uma parede, a partir disso, com o software Tracker calculamos a velocidade de ida e volta, a energia cinética na ida e na volta, demonstrando uma colisão. 


   *Por motivos de praticidade a colisão a ser mostrada é a Inelástica ou    Parcialmente Elástica.


    1- Vídeo teste da Simulação da colisão utilizando o Flattball







    Nesse caso, usamos o 1° vídeo teste para fazer o estudo, logo em seguida colocamos o vídeo no software Tracker ( link para download https://physlets.org/tracker/ ) 



2 - Tracker 




    (1-Passo) - Preparação

    Colocamos o Centro de massa do Flattball em cada ponto da trajetória para calcular os valores necessários, também, com o papel branco colocamos uma de distância de 0,265m que será nessa parte realizada o nosso estudo.


    (2-Passo) - Utilização do Tracker



    Com o uso do Tracker é possível notarmos que a trajetória é retilínea, assim sendo, a fórmula  S = So + vt,  sendo a fórmula  Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) utilizada. E obtendo os valores de :

    Velocidade (V) = -1,183 m/s

    Sinal está negativo porque a trajetória está para esquerda.


    Já no sentido para direita:





    A velocidade foi de 0,4646 m/s


    Com esses dados da velocidade já é possível notarmos que o objeto ( Flatball ) perdeu energia cinética, pois sua velocidade diminuiu.


    (3-Passo) - Energia Cinética 



    Pelo Gráfico da Energia Cinética é possível observar a perda de energia cinética no decorrer da trajetória do tempo (1,8s - 2,1s) a energia cinética variou de 0,62Joule (J) até a hora da colisão que foi de 0,74J.
    Após a colisão o sistema perdeu Energia Cinética tendo uma queda brusca, depois do ocorrido a energia cinética variou, tendo seu pico em 0,21J e por fim 0,11J.


    É válido lembrar o princípio da conservação de energia "A energia não pode ser criada nem destruída apenas transformada de uma forma em outra , ou seja, a quantidade de energia total permanece constante".

    Dessa forma, a energia que foi "perdida"(o certo é transformada) na colisão, na verdade foi0 transformada ou em calor ou em potencial de deformação .



 









Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas